Dicas para sua mudança

Mãos à obra

Começar é sempre mais difícil. São tantas coisas para arrumar que nunca sabemos o que fazer primeiro. Então, antes de qualquer coisa, separe um cômodo para armazenar as caixas e concentrar a bagunça em um só lugar. Você pode usar a dependência de empregada ou o escritório, mas dê preferência ao cômodo que você pôs em primeiro lugar na lista dos que você vai esvaziar primeiro. Antes de enchê-lo com as caixas da mudança, é aconselhável que você limpe o chão e certifique-se de que nenhum objeto vai ficar perdido por lá depois.

Assim como os cômodos, os itens a serem empacotados também devem seguir a ordem de utilidade (primeiro vão aqueles que você não utiliza com tanta frequência). Mas caso tenha algum que você sabe que vai precisar e tenha que esvaziar o cômodo no qual ele se encontra, guarde-o em outro lugar, junto a outros objetos que tenham a ver com ele. Por exemplo: a agenda de telefones, que ficava no escritório, pode ser realocada em seu quarto, junto com alguns documentos pessoais.

Programe-se também para a retirada de acessórios mais complexos que vão dar mais trabalho, como exaustores, cortinas, lustres, antenas de TV etc. Deixar para tirá-los em cima da hora pode tomar um tempo que, provavelmente, você não vai ter.

O terceiro passo é selecionar aquilo que você vai levar ou não, pois há de se convir que nem tudo que guardamos em casa é realmente necessário. Então, veja isso como uma boa oportunidade de se livrar dos objetos que só ocuparão espaço, sem nenhuma serventia.

Você tem as opções de vender, doar, jogar fora, dependendo do estado de conservação e condições de uso em que eles estão.

Se tiver em dúvida sobre algum deles, pense em por que você deseja levá-lo e onde guardaria esse item em sua nova casa. Caso a resposta seja “porque um dia eu posso precisar”, veja quanto tempo ele ficou guardado e você não precisou dele. Certamente você conseguirá continuar sem ele.

Definido o que realmente vai pra casa nova, separe os objetos similares na mesma caixa. Por exemplo, livros, CDs e DVDs podem ficar na mesma caixa.

Separe os objetos frágeis, embrulhe-os de forma a protegê-los e ponha-os em uma mesma caixa, notificando em seu exterior que se trata de objetos que podem quebrar e merecem cuidados especiais em seu manuseio.

Uma boa dica para não se perder depois de ter várias caixas lacradas é fixar um papel com a lista do que tem dentro delas. Isso também facilitará na hora de desfazer a mudança.

Quando estiver acabando de empacotar tudo, separe uma caixa para objetos que você pode precisar com urgência, como medicamentos, fraldas de bebê, ração dos animais de estimação, agasalhos etc.

Lembre-se de não misturar pertences pessoais e de valor a objetos comuns. Por isso, leve com você: documentos, joias e outros itens de valor.

Para o dia da mudança, peça para que cada membro da sua família separe itens pessoais (escovas de dente e cabelo, xampu, condicionador, sabonete, toalha, muda de roupas, peças íntimas etc) e arrume tudo em mochilas que ficarão com eles.